Pular para o conteúdo principal

O que eu escrevo continua


Livro: O que eu escrevo continua 
Editora: Cepe
Escritor: José Mário Rodrigues (org.) 

Melhor ainda do que ler Clarice é ler SOBRE Clarice, então sempre que me deparo com uma obra sobre a autora fico feliz com a oportunidade de poder conhecê-la.
O livro é uma celebração ao centenário de Clarice Lispector, composta por dez ensaios que nos conduzem por diferentes caminhos para desvelar as várias faces dessa lenda da literatura brasileira. Mesmo após um século de Clarice, os mistérios que cercam sua vida e obra continuam a superar qualquer descoberta. Sua complexidade única ganha vida nas palavras de autores como Raimundo Carrero, Lourival Holanda, Cícero Belmar, Mario Helio, Luzilá Gonçalves Ferreira, Ângelo Monteiro, Fátima Quintas, Fernando de Mendonça, Marilene Felinto e Rodrigues. 

Cada escritor captura uma faceta singular de Clarice, mergulhando em suas profundezas, seguindo seus rastros e tentando desvendar seus enigmas. Há relatos íntimos, análises detalhadas e vislumbres inesperados. Sob a ótica desses autores, Clarice se revela como um espelho multifacetado, um enigma eterno, onde o fim nunca é definitivo. Afinal, ela mesma nos advertiu: "Tenho várias caras. Uma é quase bonita, outra é quase feia. Sou um o quê? Um quase tudo."

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de leitura e atividade pedagógica baseada no livro: Amoras

Indicação de Leitura Infantil: Amoras de Emicida. Primeiro livro infantil de Emicida, que traz a importância de nos reconhecermos no mundo, principalmente as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e descobrimento. O livro aponta a diversidade que existe no mundo e incentiva o orgulho de nossas origens.  Com uma estrutura de poesia ritmada e ainda ilustrações muito coloridas, chamativas e divertidas, ele traz a mensagem de respeito, empoderamento e autoconhecimento, agregando valor às pessoas negras da sociedade.  Agora, como abordar esse livro em sala de aula? O livro precisa ser mostrado e contado às crianças.  Monte uma rodinha, leia o título, mostre a capa, as figuras e gere curiosidade com o primeiro contato a história.  Faça perguntas como: - O que vocês veem na capa? - O que é amora? Vocês gostam? Já comeram? - Sobre o que vocês pensam ser a história? Após a leitura ofereça diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tint...

Atividade Baseada no Poema O Menino que Carregava Água na Peneira

Atividade: Escolha uma imagem sobre infância (obra de arte/ anúncio de revista ou TV/ letra de música/ literatura/ internet, etc.). Faça um comentário sobre a imagem fazendo relação com o tema Educação Infantil. Poema: O menino que carregava água na peneira Tenho um livro sobre águas e meninos. Gostei mais de um menino que carregava água na peneira. A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos. A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água. O mesmo que criar peixes no bolso. O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio, do que do cheio. Falava que vazios são maiores e até infinitos. Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito, porque gostava de carregar água na peneira. Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira. No escrever o menino viu que era capaz...

Atividade Baseada no livro A Menina que Abraça o Vento

Atividade Baseada no livro: “A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa”. Escrito por Fernanda Paraguassu e Suryara Bernardi , narra a história de Mersene, uma linda menina, de tranças coloridas no cabelo e olhos apertados. Mersene viajou por terra, água e ar, junto com sua mãe, para chegar até o Brasil. Lá na República Democrática do Congo, na África, ela já aprendia muitas línguas, por isso, teve facilidade com o português. Na História, enquanto se adapta à nova vida, a menina brinca de abraçar o vento para matar a saudade de sua terra e sentir o calor de seu pai. Como o professor poderia trabalhar em sala de aula o livro  “ A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa ”,  a partir de uma visão multicultural do currículo? Quais os objetivos que serão atingidos com essa atividade? Objetivos:  Os objetivos da atividade proposta se relacionam a: formar alunos com capacidades críticas e criativas e formar convicçõe...