Pular para o conteúdo principal

Indicação de Leitura e Atividade Pedagógica baseada no Livro: Da Minha Janela


Quantas coisas incríveis podemos descobrir quando abrimos uma janela e prestamos um pouco de atenção ao mundo que nos cerca? 

O narrador deste livro nos mostra cada coisa que vê da sua janela em uma favela do Rio de Janeiro.
Trata-se de uma narrativa muito sensível e com ilustrações cheias de vida e movimento. Isso acaba sendo um convite a todos os leitores para olharem para suas janelas e enxergarem as vidas que nos cercam mas, muitas vezes, passam despercebidas na rotina.
E é com o olhar atento de uma criança que percebemos a riqueza desse livro, que nos oferece tanto poesia literária quanto poesia visual. As cores das várias casas se tornam um mosaico de retalhos coloridos; os banhos de sol nas lajes, as brincadeiras de rua, o ir e vir dos trabalhadores, o concerto de um telhado que foi quebrado pela chuva, e tantas outras cenas rotineiras da comunidade. 
Enxergamos a beleza da favela com o cair da noite, onde a magia acontece: as luzes das casas se acendem e nos deparamos com janelas que se tornam estrelas. E além de tudo, enxergamos os desafios da comunidade observados do ponto de vista da criança, são eles os sons de um dia de operação policial, sinais de que hoje não é dia de ir à escola nem de brincar na rua. Nesse momento, as janelas são fechadas. 

O livro é um convite para que nós também reparemos nas belezas, nos desafios e na poesia que podemos extrair de tudo que enxergamos diariamente. 


Agora, como abordar esse livro em sala de aula? 

O livro fala sobre enxergar o mundo à sua volta. Nesse caso, sugiro um jogo de exploração de imagem com os alunos. 
Esse jogo pode ser feito com imagens de revistas, jornais ou até mesmo materiais que os alunos enxergam da janela de sua casa e que poderá levar para a escola.
Explore a imagem, converse com as crianças, deixe que falem o que percebem na imagem, façam perguntas, crie situações envolvendo o contexto da imagem.
Após esse momento de observação, peça à criança que cole as imagens e consiga visualizar através de sua janela, um universo colorido, cheio de vida, arte, movimento e cor. 

Leia Da Minha Janela para uma criança!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de leitura e atividade pedagógica baseada no livro: Amoras

Indicação de Leitura Infantil: Amoras de Emicida. Primeiro livro infantil de Emicida, que traz a importância de nos reconhecermos no mundo, principalmente as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e descobrimento. O livro aponta a diversidade que existe no mundo e incentiva o orgulho de nossas origens.  Com uma estrutura de poesia ritmada e ainda ilustrações muito coloridas, chamativas e divertidas, ele traz a mensagem de respeito, empoderamento e autoconhecimento, agregando valor às pessoas negras da sociedade.  Agora, como abordar esse livro em sala de aula? O livro precisa ser mostrado e contado às crianças.  Monte uma rodinha, leia o título, mostre a capa, as figuras e gere curiosidade com o primeiro contato a história.  Faça perguntas como: - O que vocês veem na capa? - O que é amora? Vocês gostam? Já comeram? - Sobre o que vocês pensam ser a história? Após a leitura ofereça diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tint...

Atividade Baseada no Poema O Menino que Carregava Água na Peneira

Atividade: Escolha uma imagem sobre infância (obra de arte/ anúncio de revista ou TV/ letra de música/ literatura/ internet, etc.). Faça um comentário sobre a imagem fazendo relação com o tema Educação Infantil. Poema: O menino que carregava água na peneira Tenho um livro sobre águas e meninos. Gostei mais de um menino que carregava água na peneira. A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos. A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água. O mesmo que criar peixes no bolso. O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio, do que do cheio. Falava que vazios são maiores e até infinitos. Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito, porque gostava de carregar água na peneira. Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira. No escrever o menino viu que era capaz...

Atividade Baseada no livro A Menina que Abraça o Vento

Atividade Baseada no livro: “A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa”. Escrito por Fernanda Paraguassu e Suryara Bernardi , narra a história de Mersene, uma linda menina, de tranças coloridas no cabelo e olhos apertados. Mersene viajou por terra, água e ar, junto com sua mãe, para chegar até o Brasil. Lá na República Democrática do Congo, na África, ela já aprendia muitas línguas, por isso, teve facilidade com o português. Na História, enquanto se adapta à nova vida, a menina brinca de abraçar o vento para matar a saudade de sua terra e sentir o calor de seu pai. Como o professor poderia trabalhar em sala de aula o livro  “ A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa ”,  a partir de uma visão multicultural do currículo? Quais os objetivos que serão atingidos com essa atividade? Objetivos:  Os objetivos da atividade proposta se relacionam a: formar alunos com capacidades críticas e criativas e formar convicçõe...