Pular para o conteúdo principal

Indicação de leitura e atividade pedagógica baseada no livro: Amoras


Indicação de Leitura Infantil: Amoras de Emicida.

Primeiro livro infantil de Emicida, que traz a importância de nos reconhecermos no mundo, principalmente as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e descobrimento. O livro aponta a diversidade que existe no mundo e incentiva o orgulho de nossas origens. 
Com uma estrutura de poesia ritmada e ainda ilustrações muito coloridas, chamativas e divertidas, ele traz a mensagem de respeito, empoderamento e autoconhecimento, agregando valor às pessoas negras da sociedade. 

Agora, como abordar esse livro em sala de aula?
O livro precisa ser mostrado e contado às crianças. 
Monte uma rodinha, leia o título, mostre a capa, as figuras e gere curiosidade com o primeiro contato a história. 
Faça perguntas como:
- O que vocês veem na capa?
- O que é amora? Vocês gostam? Já comeram?
- Sobre o que vocês pensam ser a história?

Após a leitura ofereça diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tinta guache e deixe que a criança explore e crie seu próprio desenho com os materiais disponíveis sobre a história. 
Outra ideia é criar um mural sobre Amoras, com isso distribua papéis que a criança possa rasgar e em seguida amassar, fazendo pequenas bolinhas para preencher o pé de amora que será montado.

Além do lúdico contar da história e das atividades ligadas à arte, converse com as crianças, aborde os temas principais do livro, criando uma atmosfera de respeito e acolhimento às diferenças. 

Leia Amoras para uma criança! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade Baseada no Poema O Menino que Carregava Água na Peneira

Atividade: Escolha uma imagem sobre infância (obra de arte/ anúncio de revista ou TV/ letra de música/ literatura/ internet, etc.). Faça um comentário sobre a imagem fazendo relação com o tema Educação Infantil. Poema: O menino que carregava água na peneira Tenho um livro sobre águas e meninos. Gostei mais de um menino que carregava água na peneira. A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos. A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água. O mesmo que criar peixes no bolso. O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio, do que do cheio. Falava que vazios são maiores e até infinitos. Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito, porque gostava de carregar água na peneira. Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira. No escrever o menino viu que era capaz...

Atividade Baseada no livro A Menina que Abraça o Vento

Atividade Baseada no livro: “A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa”. Escrito por Fernanda Paraguassu e Suryara Bernardi , narra a história de Mersene, uma linda menina, de tranças coloridas no cabelo e olhos apertados. Mersene viajou por terra, água e ar, junto com sua mãe, para chegar até o Brasil. Lá na República Democrática do Congo, na África, ela já aprendia muitas línguas, por isso, teve facilidade com o português. Na História, enquanto se adapta à nova vida, a menina brinca de abraçar o vento para matar a saudade de sua terra e sentir o calor de seu pai. Como o professor poderia trabalhar em sala de aula o livro  “ A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa ”,  a partir de uma visão multicultural do currículo? Quais os objetivos que serão atingidos com essa atividade? Objetivos:  Os objetivos da atividade proposta se relacionam a: formar alunos com capacidades críticas e criativas e formar convicçõe...