Atividade Baseada no livro: “A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa”.
Escrito por Fernanda Paraguassu e Suryara Bernardi, narra a história de Mersene, uma linda menina, de tranças coloridas no cabelo e olhos apertados. Mersene viajou por terra, água e ar, junto com sua mãe, para chegar até o Brasil. Lá na República Democrática do Congo, na África, ela já aprendia muitas línguas, por isso, teve facilidade com o português. Na História, enquanto se adapta à nova vida, a menina brinca de abraçar o vento para matar a saudade de sua terra e sentir o calor de seu pai.
Como o professor poderia trabalhar em sala de aula o livro “A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa”, a partir de uma visão multicultural do currículo? Quais os objetivos que serão atingidos com essa atividade?
Objetivos:
Os objetivos da atividade proposta se relacionam a: formar alunos com capacidades críticas e criativas e formar convicções para a vida coletiva.
O primeiro diz respeito a assimilar junto aos alunos a relevância social, usando métodos de raciocínio, reflexão e investigação da sociedade diversificada em que estão inseridos, ampliando seu conhecimento e estimulando o respeito e acolhimento do que é diferente e novo. Já o segundo objetivo apresentado se relaciona às qualidades humanas, ou seja, desperta nos alunos qualidades de caráter como honra, dignidade, respeito a todos, lealdade, coletividade e solidariedade.
Atividade:
A atividade proposta à turma é uma leitura conjunta em um ambiente aberto, fora do contexto de sala de aula, podendo ser no parque, jardim, etc. Todos sentarão em roda para ouvir a leitura.
Antes de começar a leitura o(a) professor(a) deve mostrar o livro e fazer questionamentos aos alunos para que desperte curiosidade e interesse, tais como:
- O que vocês veem na capa?
- Quem será essa menina? Quais suas características?
- Qual o título do livro? O que você acha que ele representa?
A professora fará então a leitura do livro, de forma dinâmica, podendo fazer perguntas aos alunos e explicando, por exemplo, o que é uma pessoa refugiada e questionando se eles conhecem alguém assim. Poderá também ser abordado sobre as emoções (tristeza, saudade, alegria) que a história desperta.
Após a leitura, o conhecimento de quem é a menina e qual sua história, a professora criará uma dinâmica em que os alunos ‘‘abracem o vento’’ para possam fazer parte do tema e universo que acabaram de conhecer.
Logo, todos voltarão à sala e farão uma atividade, onde deverão escrever e ilustrar as partes que mais gostaram da história, respondendo as questões:
- Você conhece alguém como a Mersene? Como era essa pessoa?
- O que você acha que pode ser feito para que essa pessoa se sinta acolhida no nosso país?
- Cite atitudes que ajudariam na fase de adaptação que poderiam ser usadas na nossa escola.
- Faça uma ilustração de sua atividade!
Será exposto um mural toda à escola dos trabalhos feitos pelos alunos.
A ideia de trabalhar o livro ‘‘A menina que abraça o vento’’ surge da importância de destacar a pluralidade da sociedade em que vivemos, assim como as diferenças que nela existem de classe social, gênero, etnia e, principalmente, de cultura.
O livro traz a importância da diversidade e da inserção dela no currículo escolar. Pois, como as crianças e os professores reagiriam tendo Mersene em sua classe? Como a ajudariam?
De forma leve e descontraída é possível mostrar com essa leitura a vida de uma menina refugiada que vem para o Brasil, caracterizando na criança e no seu singelo ato de ‘‘abraçar o vento’’, o peso de fugir do seu próprio país, lar, família e amigos, a dor da saudade e a dificuldade de estar inserida em um ambiente diferente, com costumes e crenças que não se está acostumado e com culturas a qual não conhece.
Quando se compartilha cultura, se compartilha também um conjunto significados. A partir desse ato é possível se plantar um terreno de superação das divisões sociais, estimulando o acolhimento, solidariedade e até auxiliando o aluno no processo de construção de sua própria identidade, preparando-o para convívio de uma sociedade multicultural.
Dito isso, a intenção pedagógica é resgatar diferentes manifestações culturais dentro de sala de aula, incluir a participação de todos com a finalidade de formar um mundo que abrace as diferenças, que seja menos injusto e opressivo, reduzindo a descriminalização e preconceito.
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