Pular para o conteúdo principal

Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível


Livro: Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível 
Editora: Best Seller
Escritor: Matthew Perry 

"Um dia talvez você também receba o chamado para fazer algo importante, então se prepare. E, quando isso acontecer, pense: O que o Batman faria? E faça." 

Acredito que ler essa autobiografia após sua morte, trouxe um outro sentimento. E admito que cada parte em que o ator relata sobre Friends foi um aperto no coração.
Mas Matthew Perry não era apenas o Chandler Bing. E aqui me deparei com os bastidores de sua vida pessoal. 
Perry nos guia por suas intensas e sensíveis memórias, contando sobre sua ambição de alcançar a fama e sua luta contra a dependência química.
Passeamos em uma linha do tempo, conhecendo o pequeno Matthew com pais divorciados, uma criança desacompanhada em busca de amor e reconhecimento. Logo nos deparamos com um adolescente canadense que sonha em ser uma estrela do tênis, se muda para morar junto com o pai e tem seu sonho frustrado. A frustração dura pouco tempo, pois logo o ex-tênista dá lugar a um jovem que deseja seguir os passos do seu pai e se tornar ator, enxergando na fama uma salvação.
É um livro impactante, sincero e emocionante. Capaz de te tirar lágrimas, risos e... saudade.
Além de sua trajetória atuando, enxergamos seu outro lado. Alguém que teve uma família fragmentada, que não consegue se comprometer em um relacionamento por não se sentir suficiente e capaz de se afogar no álcool e nas drogas em busca de bem-estar, fugindo da turbulência que é sua mente, desejando se sentir acolhido e abraçado como nunca foi antes.
Apesar das idas e vindas em reabilitações, Matthew nos mostra que a fama, o dinheiro, as drogas e o álcool não são capazes de preencher vazios e trazer felicidade.
Ele enfrenta a sobriedade em busca de viver e conhecer sua melhor versão. Ao final, percebemos que toda sua trajetória foi necessária e que ele acabou compreendendo que era suficiente, amado e completo.
Ele relata no livro que o Chandler na série teve um desenvolvimento tão grande que ele mesmo em sua vida pessoal nunca foi capaz de ter, mas eu acho que Matthew se enganou, ele chegou lá e foi tão grandioso quanto, afinal ele era e sempre será Chandler Bing. 

"Mas eu conhecia Chandler. Eu seria capaz de trocar um aperto de mão com Chandler. Eu era Chandler." 

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de leitura e atividade pedagógica baseada no livro: Amoras

Indicação de Leitura Infantil: Amoras de Emicida. Primeiro livro infantil de Emicida, que traz a importância de nos reconhecermos no mundo, principalmente as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e descobrimento. O livro aponta a diversidade que existe no mundo e incentiva o orgulho de nossas origens.  Com uma estrutura de poesia ritmada e ainda ilustrações muito coloridas, chamativas e divertidas, ele traz a mensagem de respeito, empoderamento e autoconhecimento, agregando valor às pessoas negras da sociedade.  Agora, como abordar esse livro em sala de aula? O livro precisa ser mostrado e contado às crianças.  Monte uma rodinha, leia o título, mostre a capa, as figuras e gere curiosidade com o primeiro contato a história.  Faça perguntas como: - O que vocês veem na capa? - O que é amora? Vocês gostam? Já comeram? - Sobre o que vocês pensam ser a história? Após a leitura ofereça diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tint...

Indicação de Leitura e Atividade Pedagógica baseada no Livro: O monstro que adorava ler

O Monstro que Adorava Ler é uma história encantadora que fala de um monstro que mora à beira de uma floresta encantada e descobre o prazer da leitura ao se deparar com um objeto que nunca havia visto antes: um livro. O livro foi escrito por Lili Chartrand e ilustrado por Rogé. Curto, com apenas 36 páginas mas com um grande significado para as crianças.  O monstro, inicialmente, queria assustar as crianças que passavam pela floresta, mas sua curiosidade o leva a ler o livro. E ele fica tão encantado com a história que decide compartilhar a leitura com seus outros amigos monstros também.  A narrativa traz uma lição sobre a importância da leitura. Também trata de temas como a amizade, o respeito às diferenças e de não julgar as pessoas pela aparência. É um livro que possui uma linguagem simples e cativante, uma história muito criativa e ilustrações que certamente despertarão a curiosidade das crianças.  Como abordar esse livro em sala de aula? Conte a história d...

Indicação de Leitura e Atividade Pedagógica baseada no Livro: Da Minha Janela

Quantas coisas incríveis podemos descobrir quando abrimos uma janela e prestamos um pouco de atenção ao mundo que nos cerca?   O narrador deste livro nos mostra cada coisa que vê da sua janela em uma favela do Rio de Janeiro. Trata-se de uma narrativa muito sensível e com ilustrações cheias de vida e movimento. Isso acaba sendo um convite a todos os leitores para olharem para suas janelas e enxergarem as vidas que nos cercam mas, muitas vezes, passam despercebidas na rotina. E é com o olhar atento de uma criança que percebemos a riqueza desse livro, que nos oferece tanto poesia literária quanto poesia visual. As cores das várias casas se tornam um mosaico de retalhos coloridos; os banhos de sol nas lajes, as brincadeiras de rua, o ir e vir dos trabalhadores, o concerto de um telhado que foi quebrado pela chuva, e tantas outras cenas rotineiras da comunidade.  Enxergamos a beleza da favela com o cair da noite, onde a magia acontece: as luzes das casas se acendem e n...