O Monstro que Adorava Ler é uma história encantadora que fala de um monstro que mora à beira de uma floresta encantada e descobre o prazer da leitura ao se deparar com um objeto que nunca havia visto antes: um livro. O livro foi escrito por Lili Chartrand e ilustrado por Rogé. Curto, com apenas 36 páginas mas com um grande significado para as crianças.
O monstro, inicialmente, queria assustar as crianças que passavam pela floresta, mas sua curiosidade o leva a ler o livro. E ele fica tão encantado com a história que decide compartilhar a leitura com seus outros amigos monstros também.
A narrativa traz uma lição sobre a importância da leitura. Também trata de temas como a amizade, o respeito às diferenças e de não julgar as pessoas pela aparência.
É um livro que possui uma linguagem simples e cativante, uma história muito criativa e ilustrações que certamente despertarão a curiosidade das crianças.
Como abordar esse livro em sala de aula?
Conte a história do monstro, pois ela por si só já tem o poder de envolver as crianças. Lembre-se que as atividades de leitura precisam ser divertidas e interativas. Com isso em mente, é possível criar atividades que estimulem a imaginação e a criatividade das crianças. Algumas delas que podem ser desenvolvidas em sala de aula são:
• Criar um livro com o próprio monstro como personagem principal;
• Fazer uma lista de livros que gostariam de ler e compartilhar com os colegas;
• Realizar um debate sobre a importância da leitura.
• Ilustrar partes da história.
• Fazer monstros de papéis recicláveis para uma exposição na escola.
Com a história de “O Monstro que Adorava Ler”, é possível mostrar para as crianças que a leitura pode ser uma atividade prazerosa e divertida. Isso as faz descobrir um novo mundo de possibilidades e a buscarem cada vez mais os livros e diferentes gêneros literários.
Leia O monstro que adorava ler para uma criança! 📚
Comentários
Postar um comentário