Pular para o conteúdo principal

Pequena Loja de Venenos


Livro: Pequena loja de venenos
Editora: Harper Collins
Escritora: Sarah Penner 

"A história não registra as minúcias das relações entre as mulheres; não é para serem reveladas." 

Neste livro iremos nos deparar com três narradoras mulheres, que se conectam e contam uma história cheia de mistérios e segredos. 
A história se entrelaça entre a vida de uma boticária, a curiosidade de uma criança e a caça ao tesouro de uma mulher em uma espécie de crise existencial.
Ao lê-la visitamos o passado, embarcando em uma viagem a Londres, beirando o ano de 1971, onde conhecemos uma a boticária chamada Nella, que leva como sua missão produzir venenos buscando ajudar outras mulheres em uma época em que elas eram esquecidas e desamparadas pela sociedade. Logo também conhecemos uma aprendiz inusitada de apenas 12 anos, chamada Eliza, mas que exala coragem, além de sua pureza e frescor. E voltando ao presente conhecemos uma mulher que passa por um momento conturbado em sua vida amorosa e pessoal, chamada Caroline.
As histórias de ambas as personagens vão se conectando através de um frasco achado no rio, que vira o pontapé inicial para descobrir segredos há muito tempo guardados.
Nos deliciamos no decorrer das páginas traçando os caminhos em busca de verdades de outro século. 
A leitura é fluida, característica de histórias que contrastam em passado e presente, lhe instigando a continuar lendo vorazmente.
Três mulheres fortes e misteriosas, em busca de seus sonhos, de sua liberdade ou de sua felicidade plena. Seja qual forem seus desejos, será que há uma poção milagrosa e mágica para isso? 

"As verdades mais duras nunca pairam na superfície. Elas precisam ser resgatadas, colocadas sob a luz e bem lavadas."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de leitura e atividade pedagógica baseada no livro: Amoras

Indicação de Leitura Infantil: Amoras de Emicida. Primeiro livro infantil de Emicida, que traz a importância de nos reconhecermos no mundo, principalmente as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e descobrimento. O livro aponta a diversidade que existe no mundo e incentiva o orgulho de nossas origens.  Com uma estrutura de poesia ritmada e ainda ilustrações muito coloridas, chamativas e divertidas, ele traz a mensagem de respeito, empoderamento e autoconhecimento, agregando valor às pessoas negras da sociedade.  Agora, como abordar esse livro em sala de aula? O livro precisa ser mostrado e contado às crianças.  Monte uma rodinha, leia o título, mostre a capa, as figuras e gere curiosidade com o primeiro contato a história.  Faça perguntas como: - O que vocês veem na capa? - O que é amora? Vocês gostam? Já comeram? - Sobre o que vocês pensam ser a história? Após a leitura ofereça diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tint...

Atividade Baseada no Poema O Menino que Carregava Água na Peneira

Atividade: Escolha uma imagem sobre infância (obra de arte/ anúncio de revista ou TV/ letra de música/ literatura/ internet, etc.). Faça um comentário sobre a imagem fazendo relação com o tema Educação Infantil. Poema: O menino que carregava água na peneira Tenho um livro sobre águas e meninos. Gostei mais de um menino que carregava água na peneira. A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos. A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água. O mesmo que criar peixes no bolso. O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio, do que do cheio. Falava que vazios são maiores e até infinitos. Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito, porque gostava de carregar água na peneira. Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira. No escrever o menino viu que era capaz...

Atividade Baseada no livro A Menina que Abraça o Vento

Atividade Baseada no livro: “A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa”. Escrito por Fernanda Paraguassu e Suryara Bernardi , narra a história de Mersene, uma linda menina, de tranças coloridas no cabelo e olhos apertados. Mersene viajou por terra, água e ar, junto com sua mãe, para chegar até o Brasil. Lá na República Democrática do Congo, na África, ela já aprendia muitas línguas, por isso, teve facilidade com o português. Na História, enquanto se adapta à nova vida, a menina brinca de abraçar o vento para matar a saudade de sua terra e sentir o calor de seu pai. Como o professor poderia trabalhar em sala de aula o livro  “ A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa ”,  a partir de uma visão multicultural do currículo? Quais os objetivos que serão atingidos com essa atividade? Objetivos:  Os objetivos da atividade proposta se relacionam a: formar alunos com capacidades críticas e criativas e formar convicçõe...