Livro: Til
Escritor: José de Alencar
Editora: Principis
"Era a flor da caridade, alma sóror."
Til é um livro de muitas camadas e nuances, em toda leitura você se fascina com a história dos personagens, e convenhamos, a narrativa de Alencar é impecável.
Conhecemos a personagem principal como Berta, que para mim se tornou uma das mais admiráveis que já li na literatura brasileira, ela é valente, caridosa, dona de si, é uma heroína romântica!
O enredo gira em torno dela pois possui grande influência sobre todos os outros personagens do livro, e os segredos que envolvem seu passado.
Alencar traz valores nacionais a trama, além da exaltação dos sentimentos e das emoções.
O livro possui temas de cultura, do folclore e até do linguajar interior de São Paulo. Pode ser que no início você tenha dificuldades para acompanhar, mas assim que a história te pega, é impossível parar de ler.
Deixo uma aspas para a explicação do titulo da obra:
Pesquisando, descobri que Alencar queria que o Til, acento da nossa literatura, tenha enfim seu estrelato.
Para isto, dera a Berta o apelido de Til, pois, quando ela ensina ao Brás, personagem dado como louco, o alfabeto, ele achou o til um sinal gracioso, associando-o a ela.
As cenas de Berta, ou Til, alfabetizando Brás são lindíssimas, a forma que ela acreditou nele e usou uma associação ao acento para fazer com que ele aprendesse é digna de admiração.
"Berta começou a traçar no chão as letras do alfabeto. À proporção que Brás acertava com o nome de cada letra, a ia apagando a mestra gentil com a ponta do pé buliçoso e faceiro, para escrever outra e outra até o fim do abecedário, como se costuma nas escolas sobre a ardósia."
Boa leitura!
Comentários
Postar um comentário