Pular para o conteúdo principal

Til


Livro: Til
Escritor: José de Alencar 
Editora: Principis 

"Era a flor da caridade, alma sóror."

Til é um livro de muitas camadas e nuances, em toda leitura você se fascina com a história dos personagens, e convenhamos, a narrativa de Alencar é impecável. 
Conhecemos a personagem principal como Berta, que para mim se tornou uma das mais admiráveis que já li na literatura brasileira, ela é valente, caridosa, dona de si, é uma heroína romântica!
O enredo gira em torno dela pois possui grande influência sobre todos os outros personagens do livro, e os segredos que envolvem seu passado.

Alencar traz valores nacionais a trama, além da exaltação dos sentimentos e das emoções.
O livro possui temas de cultura, do folclore e até do linguajar interior de São Paulo. Pode ser que no início você tenha dificuldades para acompanhar, mas assim que a história te pega, é impossível parar de ler.

Deixo uma aspas para a explicação do titulo da obra:
Pesquisando, descobri que Alencar queria que o Til, acento da nossa literatura, tenha enfim seu estrelato.

Para isto, dera a Berta o apelido de Til, pois, quando ela ensina ao Brás, personagem dado como louco, o alfabeto, ele achou o til um sinal gracioso, associando-o a ela.

As cenas de Berta, ou Til, alfabetizando Brás são lindíssimas, a forma que ela acreditou nele e usou uma associação ao acento para fazer com que ele aprendesse é digna de admiração. 

"Berta começou a traçar no chão as letras do alfabeto. À proporção que Brás acertava com o nome de cada letra, a ia apagando a mestra gentil com a ponta do pé buliçoso e faceiro, para escrever outra e outra até o fim do abecedário, como se costuma nas escolas sobre a ardósia."

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de leitura e atividade pedagógica baseada no livro: Amoras

Indicação de Leitura Infantil: Amoras de Emicida. Primeiro livro infantil de Emicida, que traz a importância de nos reconhecermos no mundo, principalmente as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e descobrimento. O livro aponta a diversidade que existe no mundo e incentiva o orgulho de nossas origens.  Com uma estrutura de poesia ritmada e ainda ilustrações muito coloridas, chamativas e divertidas, ele traz a mensagem de respeito, empoderamento e autoconhecimento, agregando valor às pessoas negras da sociedade.  Agora, como abordar esse livro em sala de aula? O livro precisa ser mostrado e contado às crianças.  Monte uma rodinha, leia o título, mostre a capa, as figuras e gere curiosidade com o primeiro contato a história.  Faça perguntas como: - O que vocês veem na capa? - O que é amora? Vocês gostam? Já comeram? - Sobre o que vocês pensam ser a história? Após a leitura ofereça diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tint...

Atividade Baseada no Poema O Menino que Carregava Água na Peneira

Atividade: Escolha uma imagem sobre infância (obra de arte/ anúncio de revista ou TV/ letra de música/ literatura/ internet, etc.). Faça um comentário sobre a imagem fazendo relação com o tema Educação Infantil. Poema: O menino que carregava água na peneira Tenho um livro sobre águas e meninos. Gostei mais de um menino que carregava água na peneira. A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos. A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água. O mesmo que criar peixes no bolso. O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio, do que do cheio. Falava que vazios são maiores e até infinitos. Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito, porque gostava de carregar água na peneira. Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira. No escrever o menino viu que era capaz...

Atividade Baseada no livro A Menina que Abraça o Vento

Atividade Baseada no livro: “A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa”. Escrito por Fernanda Paraguassu e Suryara Bernardi , narra a história de Mersene, uma linda menina, de tranças coloridas no cabelo e olhos apertados. Mersene viajou por terra, água e ar, junto com sua mãe, para chegar até o Brasil. Lá na República Democrática do Congo, na África, ela já aprendia muitas línguas, por isso, teve facilidade com o português. Na História, enquanto se adapta à nova vida, a menina brinca de abraçar o vento para matar a saudade de sua terra e sentir o calor de seu pai. Como o professor poderia trabalhar em sala de aula o livro  “ A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa ”,  a partir de uma visão multicultural do currículo? Quais os objetivos que serão atingidos com essa atividade? Objetivos:  Os objetivos da atividade proposta se relacionam a: formar alunos com capacidades críticas e criativas e formar convicçõe...