Pular para o conteúdo principal

Tudo é Rio


Livro: Tudo é Rio
Escritora: Carla Madeira
Editora: Record 

"Tudo é intenso, tudo é muito. E a vida, como metáfora de um rio, tudo traz, tudo leva, tudo lava. Menos o amor. O amor é uma verdade à prova do tempo."

Muito se fala de Carla Madeira e da sua impecável escrita. Meu primeiro contato com a escritora foi através dessa obra e afirmo sem sombra de dúvidas a maestria com que escreve.
O livro ronda na pergunta que sempre nos faz calar pois poucos sabem responder verdadeiramente: é possível perdoar alguém que nos causou a maior dor de nossas vidas?
Com escrita fluída, poética e carregada de metáforas, nos aprofundamos em um rio sem fim junto aos personagens e a história narrada.
O triângulo amoroso da infelicidade, a dor da perda, a selvageria de ser livre no mundo, a angústia de estar preso na dor, o amor ressentido, a paixão avassaladora... é tudo tão intrínseco, memorável, radical e ao mesmo tempo simples de digerir enquanto se lê.
Você sente, sim, todas as sensações e sentimentos possíveis, mas passa por eles vorazmente porque o livro é, assim como sua metáfora, um rio que flui, que lava tudo.
A obra retrata tudo aquilo que é tão forte que não podemos controlar e faz percurso final respondendo a pergunta inicial sobre o perdão. 
Dando um desfecho bonito a história, é como sentir o peso da dor ser lavado e levado junto ao rio e enfim estar livre pra voltar a viver dignamente. 

"Ela me perguntou o quanto eu a amava.
Reuni em vidro todos os humores vertidos: sangue, sêmen, lágrimas. 
Amo você tantos rios."

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de leitura e atividade pedagógica baseada no livro: Amoras

Indicação de Leitura Infantil: Amoras de Emicida. Primeiro livro infantil de Emicida, que traz a importância de nos reconhecermos no mundo, principalmente as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e descobrimento. O livro aponta a diversidade que existe no mundo e incentiva o orgulho de nossas origens.  Com uma estrutura de poesia ritmada e ainda ilustrações muito coloridas, chamativas e divertidas, ele traz a mensagem de respeito, empoderamento e autoconhecimento, agregando valor às pessoas negras da sociedade.  Agora, como abordar esse livro em sala de aula? O livro precisa ser mostrado e contado às crianças.  Monte uma rodinha, leia o título, mostre a capa, as figuras e gere curiosidade com o primeiro contato a história.  Faça perguntas como: - O que vocês veem na capa? - O que é amora? Vocês gostam? Já comeram? - Sobre o que vocês pensam ser a história? Após a leitura ofereça diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tint...

Atividade Baseada no Poema O Menino que Carregava Água na Peneira

Atividade: Escolha uma imagem sobre infância (obra de arte/ anúncio de revista ou TV/ letra de música/ literatura/ internet, etc.). Faça um comentário sobre a imagem fazendo relação com o tema Educação Infantil. Poema: O menino que carregava água na peneira Tenho um livro sobre águas e meninos. Gostei mais de um menino que carregava água na peneira. A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos. A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água. O mesmo que criar peixes no bolso. O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio, do que do cheio. Falava que vazios são maiores e até infinitos. Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito, porque gostava de carregar água na peneira. Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira. No escrever o menino viu que era capaz...

Atividade Baseada no livro A Menina que Abraça o Vento

Atividade Baseada no livro: “A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa”. Escrito por Fernanda Paraguassu e Suryara Bernardi , narra a história de Mersene, uma linda menina, de tranças coloridas no cabelo e olhos apertados. Mersene viajou por terra, água e ar, junto com sua mãe, para chegar até o Brasil. Lá na República Democrática do Congo, na África, ela já aprendia muitas línguas, por isso, teve facilidade com o português. Na História, enquanto se adapta à nova vida, a menina brinca de abraçar o vento para matar a saudade de sua terra e sentir o calor de seu pai. Como o professor poderia trabalhar em sala de aula o livro  “ A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa ”,  a partir de uma visão multicultural do currículo? Quais os objetivos que serão atingidos com essa atividade? Objetivos:  Os objetivos da atividade proposta se relacionam a: formar alunos com capacidades críticas e criativas e formar convicçõe...