Livro: Tudo é Rio
Escritora: Carla Madeira
Editora: Record
"Tudo é intenso, tudo é muito. E a vida, como metáfora de um rio, tudo traz, tudo leva, tudo lava. Menos o amor. O amor é uma verdade à prova do tempo."
Muito se fala de Carla Madeira e da sua impecável escrita. Meu primeiro contato com a escritora foi através dessa obra e afirmo sem sombra de dúvidas a maestria com que escreve.
O livro ronda na pergunta que sempre nos faz calar pois poucos sabem responder verdadeiramente: é possível perdoar alguém que nos causou a maior dor de nossas vidas?
Com escrita fluída, poética e carregada de metáforas, nos aprofundamos em um rio sem fim junto aos personagens e a história narrada.
O triângulo amoroso da infelicidade, a dor da perda, a selvageria de ser livre no mundo, a angústia de estar preso na dor, o amor ressentido, a paixão avassaladora... é tudo tão intrínseco, memorável, radical e ao mesmo tempo simples de digerir enquanto se lê.
Você sente, sim, todas as sensações e sentimentos possíveis, mas passa por eles vorazmente porque o livro é, assim como sua metáfora, um rio que flui, que lava tudo.
A obra retrata tudo aquilo que é tão forte que não podemos controlar e faz percurso final respondendo a pergunta inicial sobre o perdão.
Dando um desfecho bonito a história, é como sentir o peso da dor ser lavado e levado junto ao rio e enfim estar livre pra voltar a viver dignamente.
"Ela me perguntou o quanto eu a amava.
Reuni em vidro todos os humores vertidos: sangue, sêmen, lágrimas.
Amo você tantos rios."
Boa leitura!
Comentários
Postar um comentário