Pular para o conteúdo principal

Indicação de Leitura e Atividade Pedagógica baseada no Livro: O Menino Azul



O menino azul de Cecília Meireles mostra o desejo de uma criança em ter um animal de estimação: um burrinho.
O menino além de sua vontade de ter esse animal, tem também anseios por novas descobertas e aventuras ao lado do novo amigo.
Se trata de um livro com rimas curtas e leves, que une a doçura com o olhar da criança descobrindo o mundo. 
Um livro que demonstra importância da amizade, cuidado e proteção.
O menino na história não quer o burrinho para montar, mas para contar histórias, para ter alguém com quem conversar e se aventurar. É um encontro de amizade.
Também vale a pena ressaltar que pode trazer à tona uma tema tão importante que é a exploração animal, os laços que são criados entre bichos e pessoas, tema no qual pode ser abordado com as crianças de forma leve, como a importância de adotar.
Mas e o azul? 
Tenho a interpretação de que traga essa ideia do sonho, da imaginação, da imensidão do céu e do mundo que podemos conhecer. Com isso, entendemos que o burrinho se transforma nessa ponte entre o menino e o conhecimento das coisas, finalizando uma narrativa simples mas profunda e cativante.

Como usar esse livro em sala de aula?
É uma narrativa bem simples mas que cativa as crianças. Comece conversando com elas sobre seus animais de estimação, como são, seu nome e quais as atividades que mais gostam de fazer com eles.
Após essa conversa aborde a importância do cuidado com os bichos de estimação e a importância de adoção.
Com isso, faça uma atividade com os alunos de que levem uma foto dos seus bichinhos para sala de aula e façam uma ilustração tal como a capa do livro apresentado: com o aluno e seu bichinho em um universo todo azul a ser descoberto.

Leia O menino azul para uma criança!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de leitura e atividade pedagógica baseada no livro: Amoras

Indicação de Leitura Infantil: Amoras de Emicida. Primeiro livro infantil de Emicida, que traz a importância de nos reconhecermos no mundo, principalmente as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e descobrimento. O livro aponta a diversidade que existe no mundo e incentiva o orgulho de nossas origens.  Com uma estrutura de poesia ritmada e ainda ilustrações muito coloridas, chamativas e divertidas, ele traz a mensagem de respeito, empoderamento e autoconhecimento, agregando valor às pessoas negras da sociedade.  Agora, como abordar esse livro em sala de aula? O livro precisa ser mostrado e contado às crianças.  Monte uma rodinha, leia o título, mostre a capa, as figuras e gere curiosidade com o primeiro contato a história.  Faça perguntas como: - O que vocês veem na capa? - O que é amora? Vocês gostam? Já comeram? - Sobre o que vocês pensam ser a história? Após a leitura ofereça diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tint...

Atividade Baseada no Poema O Menino que Carregava Água na Peneira

Atividade: Escolha uma imagem sobre infância (obra de arte/ anúncio de revista ou TV/ letra de música/ literatura/ internet, etc.). Faça um comentário sobre a imagem fazendo relação com o tema Educação Infantil. Poema: O menino que carregava água na peneira Tenho um livro sobre águas e meninos. Gostei mais de um menino que carregava água na peneira. A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos. A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água. O mesmo que criar peixes no bolso. O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio, do que do cheio. Falava que vazios são maiores e até infinitos. Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito, porque gostava de carregar água na peneira. Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira. No escrever o menino viu que era capaz...

Atividade Baseada no livro A Menina que Abraça o Vento

Atividade Baseada no livro: “A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa”. Escrito por Fernanda Paraguassu e Suryara Bernardi , narra a história de Mersene, uma linda menina, de tranças coloridas no cabelo e olhos apertados. Mersene viajou por terra, água e ar, junto com sua mãe, para chegar até o Brasil. Lá na República Democrática do Congo, na África, ela já aprendia muitas línguas, por isso, teve facilidade com o português. Na História, enquanto se adapta à nova vida, a menina brinca de abraçar o vento para matar a saudade de sua terra e sentir o calor de seu pai. Como o professor poderia trabalhar em sala de aula o livro  “ A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa ”,  a partir de uma visão multicultural do currículo? Quais os objetivos que serão atingidos com essa atividade? Objetivos:  Os objetivos da atividade proposta se relacionam a: formar alunos com capacidades críticas e criativas e formar convicçõe...