O menino azul de Cecília Meireles mostra o desejo de uma criança em ter um animal de estimação: um burrinho.
O menino além de sua vontade de ter esse animal, tem também anseios por novas descobertas e aventuras ao lado do novo amigo.
Se trata de um livro com rimas curtas e leves, que une a doçura com o olhar da criança descobrindo o mundo.
Um livro que demonstra importância da amizade, cuidado e proteção.
O menino na história não quer o burrinho para montar, mas para contar histórias, para ter alguém com quem conversar e se aventurar. É um encontro de amizade.
Também vale a pena ressaltar que pode trazer à tona uma tema tão importante que é a exploração animal, os laços que são criados entre bichos e pessoas, tema no qual pode ser abordado com as crianças de forma leve, como a importância de adotar.
Mas e o azul?
Tenho a interpretação de que traga essa ideia do sonho, da imaginação, da imensidão do céu e do mundo que podemos conhecer. Com isso, entendemos que o burrinho se transforma nessa ponte entre o menino e o conhecimento das coisas, finalizando uma narrativa simples mas profunda e cativante.
Como usar esse livro em sala de aula?
É uma narrativa bem simples mas que cativa as crianças. Comece conversando com elas sobre seus animais de estimação, como são, seu nome e quais as atividades que mais gostam de fazer com eles.
Após essa conversa aborde a importância do cuidado com os bichos de estimação e a importância de adoção.
Com isso, faça uma atividade com os alunos de que levem uma foto dos seus bichinhos para sala de aula e façam uma ilustração tal como a capa do livro apresentado: com o aluno e seu bichinho em um universo todo azul a ser descoberto.
Leia O menino azul para uma criança!
Comentários
Postar um comentário