Livro: Ensaio sobre a Cegueira
Escritor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras
"O medo cega."
Imagine se vivêssemos em um mundo onde a cegueira viesse, sem explicação, contaminar as pessoas. Pois é o que Saramago traz em sua obra Ensaio sobre a cegueira.
Pessoas de diferentes gêneros e classes ficam cegas e são obrigadas a se exilar em um manicômbio para não propagar a misteriosa cegueira à toda população.
Ali eles tem de conviver - cegos - e sem qualquer tipo de auxílio de fora, sujeitando-se a diversos tipos de desumanidades em defesa de sua sobrevivência.
Um ponto muito importante de ressaltar é a escrita direta de Saramago, a falta de pontuações e os personagens sem nomes se apresenta inquietante, trazendo uma sensação de urgência. Um mundo caótico e desconhecido invadido por uma cegueira branca, sem trevas e sem escuridão. Uma luz que cega.
Cada detalhe narrado nos faz pensar como se a cegueira atingisse até ao próprio leitor, dá para sentir o desespero, o medo, a angústia e todo turbilhão de sentimentos dos personagens. Lemos e acompanhamos a humanidade representada na sua pior e melhor essência em busca de sobrevivência. Dentro desse ambiente você vai fazer várias descobertas inquietantes, que geram desconforto e questionamentos.
Qual a razão da cegueira? Como combater uma infecção causada por algo invisível? As pessoas e sua cegueira são frutos da situação em que se encontram?
Um desafio de leitura que nos tende a reflexão sobre até que ponto é capaz o ser humano de chegar quando ninguém está olhando.
Um livro pra se ler de olhos - e mente - bem abertos.
"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos."
Boa leitura!
Comentários
Postar um comentário