Pular para o conteúdo principal

Quincas Borba


Livro: Quincas Borba
Escritor: Machado de Assis 
Editora: Principis

"Enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida..."

Ao vencedor, as batatas!
Mais um clássico de Machado de Assis pra conta e como sempre: excepcional!
Neste livro conhecemos a história de Rubião acompanhado do seu cão Quincas Borba.
- Quincas Borba, o mesmo filósofo louco de Memórias Póstumas de Bras Cubas? Sim, ele mesmo!
Dessa vez o homem Quincas Borba está rico e a ponto de bater as botas e o felizardo que fica com sua herança é seu amigo Rubião, na única condição de cuidar de seu cachorro que acaba levando o nome em sua homenagem. Que simples, não? É como ganhar na loteria, uma herança e um cão, o pacote completo.
Voltando a trama: presenciaremos a ascensão de Rubião à corte do Rio de Janeiro até mais tardar a sua queda que beira a loucura.
O livro nos traz importantes reflexões e questionamentos instigantes. 
Vencer é mais importante do que os valores morais e éticos? Será melhor a fortuna fácil ou a riqueza que se ganha por méritos próprios?
Podemos usar a história de Rubião também como um grande conselho: cuidado com os amigos que te cercam, as vezes é melhor ter um cão amigo e fiel do que homens parasitas.
Deve-se compreender que embora o prêmio (as batatas) seja agradável, do que adianta se não podemos compartilhar com pessoas fiéis e que querem nosso bem? 

"A vida ali não é completamente boa nem completamente má." 

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de leitura e atividade pedagógica baseada no livro: Amoras

Indicação de Leitura Infantil: Amoras de Emicida. Primeiro livro infantil de Emicida, que traz a importância de nos reconhecermos no mundo, principalmente as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e descobrimento. O livro aponta a diversidade que existe no mundo e incentiva o orgulho de nossas origens.  Com uma estrutura de poesia ritmada e ainda ilustrações muito coloridas, chamativas e divertidas, ele traz a mensagem de respeito, empoderamento e autoconhecimento, agregando valor às pessoas negras da sociedade.  Agora, como abordar esse livro em sala de aula? O livro precisa ser mostrado e contado às crianças.  Monte uma rodinha, leia o título, mostre a capa, as figuras e gere curiosidade com o primeiro contato a história.  Faça perguntas como: - O que vocês veem na capa? - O que é amora? Vocês gostam? Já comeram? - Sobre o que vocês pensam ser a história? Após a leitura ofereça diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tint...

Indicação de Leitura e Atividade Pedagógica baseada no Livro: O monstro que adorava ler

O Monstro que Adorava Ler é uma história encantadora que fala de um monstro que mora à beira de uma floresta encantada e descobre o prazer da leitura ao se deparar com um objeto que nunca havia visto antes: um livro. O livro foi escrito por Lili Chartrand e ilustrado por Rogé. Curto, com apenas 36 páginas mas com um grande significado para as crianças.  O monstro, inicialmente, queria assustar as crianças que passavam pela floresta, mas sua curiosidade o leva a ler o livro. E ele fica tão encantado com a história que decide compartilhar a leitura com seus outros amigos monstros também.  A narrativa traz uma lição sobre a importância da leitura. Também trata de temas como a amizade, o respeito às diferenças e de não julgar as pessoas pela aparência. É um livro que possui uma linguagem simples e cativante, uma história muito criativa e ilustrações que certamente despertarão a curiosidade das crianças.  Como abordar esse livro em sala de aula? Conte a história d...

Indicação de Leitura e Atividade Pedagógica baseada no Livro: Da Minha Janela

Quantas coisas incríveis podemos descobrir quando abrimos uma janela e prestamos um pouco de atenção ao mundo que nos cerca?   O narrador deste livro nos mostra cada coisa que vê da sua janela em uma favela do Rio de Janeiro. Trata-se de uma narrativa muito sensível e com ilustrações cheias de vida e movimento. Isso acaba sendo um convite a todos os leitores para olharem para suas janelas e enxergarem as vidas que nos cercam mas, muitas vezes, passam despercebidas na rotina. E é com o olhar atento de uma criança que percebemos a riqueza desse livro, que nos oferece tanto poesia literária quanto poesia visual. As cores das várias casas se tornam um mosaico de retalhos coloridos; os banhos de sol nas lajes, as brincadeiras de rua, o ir e vir dos trabalhadores, o concerto de um telhado que foi quebrado pela chuva, e tantas outras cenas rotineiras da comunidade.  Enxergamos a beleza da favela com o cair da noite, onde a magia acontece: as luzes das casas se acendem e n...