Pular para o conteúdo principal

Água Viva


Livro: Água Viva 
Escritora: Clarice Lispector 
Editora: Rocco

"Para te escrever eu antes me perfumo toda" 

Clarice sempre é impressionante em suas obras, em Água Viva não seria diferente. 
Não é um livro para se ler rápido, apesar das poucas páginas. É como um mergulho em uma profundidade sem fim. As palavras são densas e a narrativa impactante. É um romance sem muitos personagens e com certas nuances de poesia e prosa.  Nos deparamos com os pensamentos e reflexões de uma pintora que escreve uma carta dissertando sobre como é seu processo artístico.
Conseguimos estar entre as duas artes: escrita e pintura. 
O destinatário dessa carta reflexiva parece ser um antigo amor que nunca foi esquecido. Ao escrever, ela tenta descobrir sobre si coisas que ainda não sabe. A partir disso mergulha em si mesma sem medo do desconhecido. 
O livro é uma entrega.
É um transbordamento de sentimentos, crises, sonhos, medos, tudo isso solto e sem preocupação. A carta só realça essa falta de obrigatoriedade da escrita perfeita, é uma conversa entre remetente e destinatário. 
É abstrato como arte num quadro. E é emocionante como uma carta escrita à mão. É a arte de pintar palavras.
O livro é água para beber e saciar a sede que vem da alma. 
É água viva. 
Quem tem sede, leia! 

"Quando estranho uma pintura é aqui que é pintura. E quando estranho a palavra aí é que ela alcança sentido. E quando estranho a vida aí é que começa a vida."

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de leitura e atividade pedagógica baseada no livro: Amoras

Indicação de Leitura Infantil: Amoras de Emicida. Primeiro livro infantil de Emicida, que traz a importância de nos reconhecermos no mundo, principalmente as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e descobrimento. O livro aponta a diversidade que existe no mundo e incentiva o orgulho de nossas origens.  Com uma estrutura de poesia ritmada e ainda ilustrações muito coloridas, chamativas e divertidas, ele traz a mensagem de respeito, empoderamento e autoconhecimento, agregando valor às pessoas negras da sociedade.  Agora, como abordar esse livro em sala de aula? O livro precisa ser mostrado e contado às crianças.  Monte uma rodinha, leia o título, mostre a capa, as figuras e gere curiosidade com o primeiro contato a história.  Faça perguntas como: - O que vocês veem na capa? - O que é amora? Vocês gostam? Já comeram? - Sobre o que vocês pensam ser a história? Após a leitura ofereça diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tint...

Atividade Baseada no Poema O Menino que Carregava Água na Peneira

Atividade: Escolha uma imagem sobre infância (obra de arte/ anúncio de revista ou TV/ letra de música/ literatura/ internet, etc.). Faça um comentário sobre a imagem fazendo relação com o tema Educação Infantil. Poema: O menino que carregava água na peneira Tenho um livro sobre águas e meninos. Gostei mais de um menino que carregava água na peneira. A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos. A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água. O mesmo que criar peixes no bolso. O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio, do que do cheio. Falava que vazios são maiores e até infinitos. Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito, porque gostava de carregar água na peneira. Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira. No escrever o menino viu que era capaz...

Atividade Baseada no livro A Menina que Abraça o Vento

Atividade Baseada no livro: “A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa”. Escrito por Fernanda Paraguassu e Suryara Bernardi , narra a história de Mersene, uma linda menina, de tranças coloridas no cabelo e olhos apertados. Mersene viajou por terra, água e ar, junto com sua mãe, para chegar até o Brasil. Lá na República Democrática do Congo, na África, ela já aprendia muitas línguas, por isso, teve facilidade com o português. Na História, enquanto se adapta à nova vida, a menina brinca de abraçar o vento para matar a saudade de sua terra e sentir o calor de seu pai. Como o professor poderia trabalhar em sala de aula o livro  “ A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa ”,  a partir de uma visão multicultural do currículo? Quais os objetivos que serão atingidos com essa atividade? Objetivos:  Os objetivos da atividade proposta se relacionam a: formar alunos com capacidades críticas e criativas e formar convicçõe...