Pular para o conteúdo principal

As Crônicas de Nárnia



Livro: As Crônicas de Nárnia
Escritor: C.S Lewis
Editora: WMF Martins Fontes


"A medida que você for crescendo, eu parecerei maior aos seus olhos."

Em As crônicas de Nárnia viajamos juntos - seja através de um guarda-roupa, um trem ou um portal - em um mundo de fantasias, seres fantásticos e muita aventura.
O livro tem analogia com o cristianismo e originalmente é uma obra infantil mas que com o sucesso se tornou alvo de todos os públicos. Mas independente de sua classificação ou dos significados escondidos em cada metáfora religiosa, o foco aqui será nas aventuras, nas batalhas, nos personagens e nas maravilhas de cada história.
São 7 crônicas no total, particularmente tive três preferidas que ganharam meu coração, são elas: O sobrinho do Mago, O menino e seu Cavalo e claro, O leão, a feiticeira e o Guarda-Roupa.
Personagens preferidos? Me identifico muito com Lúcia e sua doçura e com a pureza e o otimismo que ela carrega. Ela acredita de verdade naquele universo e foi a primeira criança a entrar nele pelo guarda roupa.
Sou apaixonada por Aslam, tantas vezes amoroso mas também rígido quando necessário. O grande leão paternal. Um leão não domesticado!
Também gosto muito do Edmundo, Eustáquio e do Paulama, ambos muito metódicos, pessimistas e descrentes, o que só realça que são humanos, afinal todos nós passamos por momentos em que "ver para crer" é a única forma de acreditar em alguma coisa ou que não enxergamos saída no meio de uma tempestade. Errar é humano e esses personagens são um belo exemplo dessa trajetória de reconhecer seus erros e aprender com eles.
E por fim: Ripchip! O verdadeiro significado de bravura, coragem, comprometimento e amor ao que faz.
Bom, o que não falta são aventuras e personagens para se reconhecer. 
O livro é cheio de jornadas que trazem diversas descobertas significavas como acreditar em si mesmo e em seus valores. A afirmação de que tudo tem seu tempo.  O entendimento da importância do perdão sobre seus erros é a redenção através deles. E por fim a ter esperança em dias melhores.

"Muitas vezes perdi a esperança, mas sempre acontece algo que nos faz faz ter esperança de novo."

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de leitura e atividade pedagógica baseada no livro: Amoras

Indicação de Leitura Infantil: Amoras de Emicida. Primeiro livro infantil de Emicida, que traz a importância de nos reconhecermos no mundo, principalmente as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e descobrimento. O livro aponta a diversidade que existe no mundo e incentiva o orgulho de nossas origens.  Com uma estrutura de poesia ritmada e ainda ilustrações muito coloridas, chamativas e divertidas, ele traz a mensagem de respeito, empoderamento e autoconhecimento, agregando valor às pessoas negras da sociedade.  Agora, como abordar esse livro em sala de aula? O livro precisa ser mostrado e contado às crianças.  Monte uma rodinha, leia o título, mostre a capa, as figuras e gere curiosidade com o primeiro contato a história.  Faça perguntas como: - O que vocês veem na capa? - O que é amora? Vocês gostam? Já comeram? - Sobre o que vocês pensam ser a história? Após a leitura ofereça diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tint...

Atividade Baseada no Poema O Menino que Carregava Água na Peneira

Atividade: Escolha uma imagem sobre infância (obra de arte/ anúncio de revista ou TV/ letra de música/ literatura/ internet, etc.). Faça um comentário sobre a imagem fazendo relação com o tema Educação Infantil. Poema: O menino que carregava água na peneira Tenho um livro sobre águas e meninos. Gostei mais de um menino que carregava água na peneira. A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos. A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água. O mesmo que criar peixes no bolso. O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio, do que do cheio. Falava que vazios são maiores e até infinitos. Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito, porque gostava de carregar água na peneira. Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira. No escrever o menino viu que era capaz...

Atividade Baseada no livro A Menina que Abraça o Vento

Atividade Baseada no livro: “A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa”. Escrito por Fernanda Paraguassu e Suryara Bernardi , narra a história de Mersene, uma linda menina, de tranças coloridas no cabelo e olhos apertados. Mersene viajou por terra, água e ar, junto com sua mãe, para chegar até o Brasil. Lá na República Democrática do Congo, na África, ela já aprendia muitas línguas, por isso, teve facilidade com o português. Na História, enquanto se adapta à nova vida, a menina brinca de abraçar o vento para matar a saudade de sua terra e sentir o calor de seu pai. Como o professor poderia trabalhar em sala de aula o livro  “ A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa ”,  a partir de uma visão multicultural do currículo? Quais os objetivos que serão atingidos com essa atividade? Objetivos:  Os objetivos da atividade proposta se relacionam a: formar alunos com capacidades críticas e criativas e formar convicçõe...