Pular para o conteúdo principal

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Livro: Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres
Escritora: Clarice Lispector
Editora: Rocco


"E eu te amo era uma farpa que não se podia tirar com uma pinça."


A busca por si mesma, pelo amor e pelo prazer sem pudor ou culpa.
A aprendizagem do amor, um processo que todos nós - ou quase todos - experimentamos. O prazer de amar, o despir-se de toda culpa, medo ou máscara.
Lóri, personagem principal do livro vive uma busca por autoconhecimento e esse caminho é trilhado junto a Ulisses, um professor de filosofia que lhe serve como guia. Tudo está por acontecer, o livro é feito em transição, uma lenta mudança em construção na personagem e até no próprio leitor.
Não é uma história de amor comum, mas não deixa de ser uma mensagem muito atual.
Lóri é a insegurança da mulher, a baixa estima, o medo da entrega. A personagem passa por um processo de preparação, tendo que lidar com inseguranças, medos, hesitações, encontros e questionamentos.
Por que ela exagera na maquiagem? Por que ela tem medo de ir a uma reunião de trabalho sozinha? Por que ela nunca se permitiu comprar um maiô novo?
Ela não se sente pronta para o amor, para o prazer e também para o mundo. Ela se fecha a tanto tempo que sente medo até do que o sentimento por Ulisses pode se transformar, pois seus relacionamentos anteriores sempre foram superficiais, inconsistentes e rasos.
Lóri pretende dar um passo à frente na sua vida. O relacionamento com Ulisses, cujo ápice se dará quando enfim estiver pronta tem um significado especial, uma plenitude.
Por um momento comecei a me questionar até onde Clarice queria nos levar com esse romance, Lóri é dependente de Ulisses parar aprender a amar?
Mas em certo momento da trama vimos que não, sua aprendizagem se completa sozinha. Lóri se compreende mulher, ela sente a liberdade e só depois se sente pronta para Ulisses.
Amar é dar de presente ao outro a própria solidão?

Esse contato com a aprendizagem você pode ter somente ao ler a obra.
Li esse livro a muito tempo, por volta dos meus 15 anos de idade e foi o que me abriu os olhos para o universo da literatura.
Agora imagine uma adolescente, que mal aprendera a pronunciar a palavra amor, não compreendia a entoação de um eu te amo com sentimento sincero, nunca presenciara o amor correspondido. Essa mesma menina em transição para se tornar mulher,  ler a história de Lóri e entender sua essência. 
Ou toca ou não toca - e simplesmente tocou.
E hoje, mais velha, relendo o livro, vejo que fui Lóri diversas vezes. A minha aprendizagem trouxe prazeres únicos da vida, inclusive o amor e até um certo Ulisses. Mas antes de tudo eu aprendi a amar a mim mesma. Provei o sabor da liberdade. Entrar no mar sozinha. Encarar uma multidão sem esperar alguém para me acompanhar. Comprar um biquíni azul que achava bonito e não tinha coragem de usar. Me enxergar bonita e segura sem maquiagem e até usar a maquiagem mas apenas como um acessório e não uma necessidade de beleza. 
Ser o que se é. 
Percebi que a Lóri existiu em mim diversas vezes e acho que em você também, basta procurar.


"Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de ,se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes o próprio apesar de que nos empurra para a frente."

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de leitura e atividade pedagógica baseada no livro: Amoras

Indicação de Leitura Infantil: Amoras de Emicida. Primeiro livro infantil de Emicida, que traz a importância de nos reconhecermos no mundo, principalmente as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e descobrimento. O livro aponta a diversidade que existe no mundo e incentiva o orgulho de nossas origens.  Com uma estrutura de poesia ritmada e ainda ilustrações muito coloridas, chamativas e divertidas, ele traz a mensagem de respeito, empoderamento e autoconhecimento, agregando valor às pessoas negras da sociedade.  Agora, como abordar esse livro em sala de aula? O livro precisa ser mostrado e contado às crianças.  Monte uma rodinha, leia o título, mostre a capa, as figuras e gere curiosidade com o primeiro contato a história.  Faça perguntas como: - O que vocês veem na capa? - O que é amora? Vocês gostam? Já comeram? - Sobre o que vocês pensam ser a história? Após a leitura ofereça diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tint...

Indicação de Leitura e Atividade Pedagógica baseada no Livro: Da Minha Janela

Quantas coisas incríveis podemos descobrir quando abrimos uma janela e prestamos um pouco de atenção ao mundo que nos cerca?   O narrador deste livro nos mostra cada coisa que vê da sua janela em uma favela do Rio de Janeiro. Trata-se de uma narrativa muito sensível e com ilustrações cheias de vida e movimento. Isso acaba sendo um convite a todos os leitores para olharem para suas janelas e enxergarem as vidas que nos cercam mas, muitas vezes, passam despercebidas na rotina. E é com o olhar atento de uma criança que percebemos a riqueza desse livro, que nos oferece tanto poesia literária quanto poesia visual. As cores das várias casas se tornam um mosaico de retalhos coloridos; os banhos de sol nas lajes, as brincadeiras de rua, o ir e vir dos trabalhadores, o concerto de um telhado que foi quebrado pela chuva, e tantas outras cenas rotineiras da comunidade.  Enxergamos a beleza da favela com o cair da noite, onde a magia acontece: as luzes das casas se acendem e n...

Indicação de Leitura e Atividade Pedagógica baseada no Livro: O monstro que adorava ler

O Monstro que Adorava Ler é uma história encantadora que fala de um monstro que mora à beira de uma floresta encantada e descobre o prazer da leitura ao se deparar com um objeto que nunca havia visto antes: um livro. O livro foi escrito por Lili Chartrand e ilustrado por Rogé. Curto, com apenas 36 páginas mas com um grande significado para as crianças.  O monstro, inicialmente, queria assustar as crianças que passavam pela floresta, mas sua curiosidade o leva a ler o livro. E ele fica tão encantado com a história que decide compartilhar a leitura com seus outros amigos monstros também.  A narrativa traz uma lição sobre a importância da leitura. Também trata de temas como a amizade, o respeito às diferenças e de não julgar as pessoas pela aparência. É um livro que possui uma linguagem simples e cativante, uma história muito criativa e ilustrações que certamente despertarão a curiosidade das crianças.  Como abordar esse livro em sala de aula? Conte a história d...