Pular para o conteúdo principal

A hora da Estrela

Livro: A hora da Estrela
Escritora: Clarisce Lispector
Editora: Rocco


"Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse sempre a novidade que é escrever, eu morreria simbolicamente todos os dias.”

Hoje irei comentar e indicar essa obra incrível de Clarice Lispector.
Vale ressalvar que se você nunca leu nada da escritora, talvez essa seja sua chance de se apaixonar e entrar nesse mundo de mistérios que só Clarice desenvolve tão bem na escrita.
O livro começa com um escritor-narrador, Rodrigo S.M., que já nos deixa claro logo no primeiro capítulo suas inseguranças e reflexões referente ao ato da criação, de escrever, de fazer brotar do nada - como mágica - a história que compõe um livro. Mas nem tudo é mágica, o processo do livro é de entrega, são questionamentos e crises, é a folha em branco te encarando por dias. Todo esse sentimento de ansiedade e excitação para que algo interessante seja entregue na história sentimos através dos comentários do narrador.
Mas eis que há um começo!
Sua personagem principal, que diz avistar uma única vez, comenta ter nascido em sua mente com urgência, precisando de alguma forma ir pro papel, precisando nascer e, aos poucos, ele vai nos dando traços e vestígios de sua vida.
Enfim a conhecemos: Macabéa! Uma nordestina que mora no Rio de Janeiro, datilógrafa, mulher simples, esquecida, nunca enxergada e admirada pelos outros, mas que não escapou aos olhos de Rodrigo S.M.
A história vai se desenvolvendo lentamente, com detalhes sendo expostos pouco a pouco.
Curiosidades sobre Macabéa se revelam, seu passado, a ausência dos seus pais e o convívio com a tia, o amor por Olímpio, suas poucas amizades e sua paixão por ouvir rádio.
O autor sempre volta em algum momento interrompendo a trama para deixar comentários e questões existenciais, sobre si, sobre Macabéa e outros personagens que vão trilhando seu caminho.
Você vai se deliciar com Maca, que inicialmente nada tem de interessante para o papel de personagem principal, que seria talvez uma coadjuvante ou até uma figurante.. Mas logo (explosão) ela nos encanta!
E se torna a estrela. 
É então a hora da estrela de cinema, Macabéa, brilhar.
A trama encerra de um modo muito inesperado, após ir a uma cartomante e perceber o quão medíocre é sua vida atual e descobrir coisas incríveis sobre seu futuro, Macabéa sai com uma esperança no peito e ao atravessar a rua vê sua vida de uma hora pra outra mudar. 


"O fato é um ato? Juro que este livro é feito sem palavras. É uma fotografia muda. Este livro é um silêncio. Este livro é uma pergunta."

Boa leitura! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de leitura e atividade pedagógica baseada no livro: Amoras

Indicação de Leitura Infantil: Amoras de Emicida. Primeiro livro infantil de Emicida, que traz a importância de nos reconhecermos no mundo, principalmente as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e descobrimento. O livro aponta a diversidade que existe no mundo e incentiva o orgulho de nossas origens.  Com uma estrutura de poesia ritmada e ainda ilustrações muito coloridas, chamativas e divertidas, ele traz a mensagem de respeito, empoderamento e autoconhecimento, agregando valor às pessoas negras da sociedade.  Agora, como abordar esse livro em sala de aula? O livro precisa ser mostrado e contado às crianças.  Monte uma rodinha, leia o título, mostre a capa, as figuras e gere curiosidade com o primeiro contato a história.  Faça perguntas como: - O que vocês veem na capa? - O que é amora? Vocês gostam? Já comeram? - Sobre o que vocês pensam ser a história? Após a leitura ofereça diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tint...

Indicação de Leitura e Atividade Pedagógica baseada no Livro: O monstro que adorava ler

O Monstro que Adorava Ler é uma história encantadora que fala de um monstro que mora à beira de uma floresta encantada e descobre o prazer da leitura ao se deparar com um objeto que nunca havia visto antes: um livro. O livro foi escrito por Lili Chartrand e ilustrado por Rogé. Curto, com apenas 36 páginas mas com um grande significado para as crianças.  O monstro, inicialmente, queria assustar as crianças que passavam pela floresta, mas sua curiosidade o leva a ler o livro. E ele fica tão encantado com a história que decide compartilhar a leitura com seus outros amigos monstros também.  A narrativa traz uma lição sobre a importância da leitura. Também trata de temas como a amizade, o respeito às diferenças e de não julgar as pessoas pela aparência. É um livro que possui uma linguagem simples e cativante, uma história muito criativa e ilustrações que certamente despertarão a curiosidade das crianças.  Como abordar esse livro em sala de aula? Conte a história d...

Indicação de Leitura e Atividade Pedagógica baseada no Livro: Da Minha Janela

Quantas coisas incríveis podemos descobrir quando abrimos uma janela e prestamos um pouco de atenção ao mundo que nos cerca?   O narrador deste livro nos mostra cada coisa que vê da sua janela em uma favela do Rio de Janeiro. Trata-se de uma narrativa muito sensível e com ilustrações cheias de vida e movimento. Isso acaba sendo um convite a todos os leitores para olharem para suas janelas e enxergarem as vidas que nos cercam mas, muitas vezes, passam despercebidas na rotina. E é com o olhar atento de uma criança que percebemos a riqueza desse livro, que nos oferece tanto poesia literária quanto poesia visual. As cores das várias casas se tornam um mosaico de retalhos coloridos; os banhos de sol nas lajes, as brincadeiras de rua, o ir e vir dos trabalhadores, o concerto de um telhado que foi quebrado pela chuva, e tantas outras cenas rotineiras da comunidade.  Enxergamos a beleza da favela com o cair da noite, onde a magia acontece: as luzes das casas se acendem e n...